google201fcf4808d38e23.html
Matéria no Jornal Pioneiro sobre projeto de trabalho da EEP em escolas de educação infantil:

..........Uma pesquisa inédita em Caxias do Sul, desenvolvida por psicanalistas voluntários, tenta identificar o sofrimento psíquico em crianças zero a três anos e realizar intervenções para prevenir a evolução para a psicopatologias graves.
 

..........O projeto-piloto vem sendo desenvolvido em três escolas de educação infantil desde agosto do ano passado e terá continuidade até julho, com expectativa de ampliar o estudo para outras instituições do segmento. O trabalho também servirá para acompanhar as crianças no seu processo de desenvolvimento psíquico e capacitar os cuidadores. Considerando que os profissionais de educação infantil estão ao lado dos familiares nos cuidados e na educação das crianças pequenas, entende-se que eles precisam estar preparados para acompanhar o desenvolvimento psíquico da gurizada e contribuir para a promoção da saúde mental.

               

..........O trabalho pode ser entendido da seguinte forma: os integrantes do Serviço de Atendimento Clínico da Escola de Estudos Psicanalíticos (EEP) vão até as escolas do projeto e observam as crianças. Os profissionais utilizam recursos clínicos para avaliar o desenvolvimento das crianças, o que inclui a parte psíquica, a linguagem e a motricidade, entre outras.

..........Leia a reportagem completa do Jornal Pioneiro.