News › No dia 16 de outubro aconteceu a II Jornada de Freud e a História da Psicanálise "O espaço e o tempo na transferência"

O espaço e o tempo na transferência

Foi do revés do tratamento catártico de Anna O, com Breuer, que Freud descobriu e mergulhou no fenômeno da transferência. Podemos dizer que a psicanálise se originou pelos seus efeitos, o que nos permite mencionar que a história do conceito de transferência é a própria história da psicanálise.

Na carta de 10 de janeiro de 1910, Freud escreve a Ferenczi: “Parece que, no que tange à influência que podemos exercer sobre as pulsões sexuais, não conseguimos provocar nada além de permutas, deslocamentos, mas nunca renúncia, abandono de hábitos ou resolução de um complexo. Quando alguém expulsa seus complexos infantis está salvando em troca uma parte deles (o afeto) em uma formação atual (transferência). Ele solta a pele e deixa para o analista a pele velha. Deus o preserve e guarde de estar nu agora”.

No texto “A Dinâmica da Transferência”, Freud diz que quando a libido entra no curso regressivo e revive as imagos infantis, a análise passa a segui-la, a fim de torná-la acessível. A transferência passa a ser o transporte do inconsciente, de um lugar do infantil, de um esconderijo que luta por não aparecer como a análise quer que seja, para uma relação de afetos, de paixões, de intensidades e resistências.
A transferência cria um espaço novo, uma criação, não somente como repetição, mas como transformação. Há um caminho em que a libido cria neste espaço/tempo uma nova condição psíquica.

A passagem da quantidade de afeto da representação recalcada da sexualidade infantil em representações de objeto da vida atual na transferência é a intensidade de afeto que revive a cena infantil como se fosse atual. Esse é o caminho da libido dos objetos transformada ou deslocada, operando uma mudança de lugar, que lança analista e analisante em um espaço desconhecido.

Dando um salto no espaço e no tempo, podemos pensar a relação analítica sempre calcada em um saber teórico que sustente a transferência?
Novas formas de estabelecer relações na cultura não nos convocam a novos fundamentos teóricos, ou seria a relação com o narcisismo de cada um dando-lhe um tom de complexidade, como já nos ensinou Freud?
A intenção desta II JORNADA DE FREUD E A HISTÓRIA DA PSICANÁLISE é indagar a transferência não como um conceito pronto e acabado, mas sempre em movimento.


PROGRAMA
8h45 – Abertura – Nair Macena de Oliveira, Presidente da EEP

9h00 – A necessidade da transferência – Gérard Amiel – Grenoble, França. Convidado internacional - tradução consecutiva
Apresentação e discussão – Conceição de Fátima Beltrão Fleig
Coordenação – Vânia Aparecida Pattussi

10h30 – Discussão

11h00 – Intervalo

11h15 – Transferências: invariantes para além do espaço e do tempo? - Návia Terezinha Pattussi
Coordenação: Vânia Aparecida Pattussi

11h35 – Discussão

11h50 – Lançamento da Scriptura 13 – Psicanálise em tempos desvairados - Elenice Cazanatto, Matheus Minella Sgarioni, Viviane Carla Dall’Agnol

12h10 às 13h30 – Intervalo

13h30 – Transferência: de Freud aos tempos atuais – Lia Cunha Poletto

13h50 – Ordenadores de mundos na transferência: antagonismos seminais da Hungria profunda de Ferenczi à América kuscheana – Viviane Silveira

14h10 – A clínica de 1893 e a de hoje – José Jacques dos Santos
Coordenação – Vânia Aparecida Pattussi

14h30 – Discussão

15h – O caminho da libido dos objetos à transferência – Nacitamara Fiorentini

15h20 – O manejo da transferência no indecifrável do fenômeno psicossomático – Mônica Parreiras
Coordenação – Vânia Aparecida Pattussi

15h40 – Discussão

16h às 16h15 – Intervalo

16h15 – De repente acordei sozinho – Mario Fleig
Coordenação – Vânia Aparecida Pattussi

16h45 – Discussão

17h – Encerramento – Sônia Maria Perozzo Noll, Vice-presidente da EEP

Organização
Conceição de Fátima Beltrão Fleig, Lia Cunha Poletto, Nacitamara Fiorentini, Návia Terezinha Pattussi, Vânia Aparecida Pattussi

Informações
Whatsapp: (51) 99221-2557
eepsicanaliticos@gmail.com

Inscrições
Acesse o link:
https://docs.google.com/forms/d/1QpOsWMQUllv03Nljv5OGnfaq5FIxB0Nh7R_D_xsHZiA/edit?usp=drivesdk




Investimento
Membros e Proponentes – R$150,00
Público – R$200,00

Modalidades de participação
Presencial, com vagas limitadas, em Porto Alegre, Caxias do Sul e Chapecó
On-line através da plataforma Zoom; ID será enviado na véspera 

Voltar para News