google201fcf4808d38e23.html
 

Especialização

Especialização em Psicanálise - Técnica e Teoria

Psicanalistas conceituados apresentam as obras de Freud e Lacan.

Inscrições abertas até 09/04/2021 para o curso da Unisinos com apoio da Escola de Estudos Psicanalíticos.
 

Saiba mais:

www.unisinos.br/pos/especializacao/psicanalise-tecnica-e-teoria/presencial/porto-alegre/

Horários de aula:
Sextas-feiras das 13h30 às 17h30 e das 18h45 às 22h45.
Sábados das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.


Para quê
Para analisar de maneira diferenciada o conceito e a história da prática da psicanálise, esta especialização estuda a teoria de Freud revista por Lacan. Ela demonstra a continuidade entre a clínica psicanalítica estrita e a psicanálise em extensão, aplicada em diversas instituições como escolas, hospitais, empresas e demais organizações.

A especialização permeia três eixos temáticos: Freud e a psicanálise, que aborda os conceitos fundamentais da sua teoria, a verdade freudiana e a relação com a filosofia, passando por Lacan e a reinvenção da psicanálise e a interface com a teologia e, por fim, chegando a clínica psicanalítica da atualidade, que fala sobre as especificidades da área, desde o berço até a terceira idade.

Você será capacitado para aplicar a lógica da operação clínica em diversas especificidades da prática psicanalítica e saberá identificar e diferenciar as estruturas da área de atuação, com base na psicopatologia psicanalítica clássica e contemporânea.


Para quem
Profissionais com curso superior em psicologia, psicanalistas, filósofos e demais atuantes em outras áreas que desejam se especializar sobre a temática. Devido à interface com a filosofia e teologia, o curso abrange diversos setores do mercado de trabalho.


A qualificação profissional pós-curso
Você saberá identificar e determinar as matrizes conceituais da psicanálise e suas práticas, com capacidade para articular ações psicopatológicas em casos específicos ou institucionais. A especialização oferece a você uma melhor compreensão sobre a relação entre a vida psíquica e o social, além de apontar impasses éticos que são inerentes à psicanálise, com base para entendê-los e discuti-los.

01.jpg